domingo, 10 de maio de 2015

Filha da Rosa....

Continuando a série "Stopmimimi", meu filho tomou café comigo e quis ir almoçar com a avó e a" Vó Bisa" , disse que já passou o Dia das Mães comigo "ontem" no Shopping, e que dormiu comigo, tomou café comigo, e que queria almoçar com elas... Nem arrisquei um "HOje é dia das mães!!!", suave... suave... sem mimimi, achei bonita a capacidade de negociação dele, a argumentação e acima de tudo o amor e o carinho, que ele sabe que dá pra dividir, que tem de sobra !  ele só tem 5 anos e está aprendendo mais rápido do que eu....
Essa maneira de viver a vida sem Mimimi , sem lamentações, de forma objetiva, eu venho aprendendo a vida toda com a minha mãe... Ela sempre lutou muito por tudo, saiu lá do fundão da roça, andava horas debaixo do sol do interior do Rio de Janeiro, atravessava represa de canoa para estudar, enfrentou muita casa de família desde os 12 anos, para ser independente, e depois para educar os filhos...
Nunca vi minha mãe chorando , se lamentando por amor que não deu valor para a mulher maravilhosa que ela é, não dava tempo para chorar por marido infiel, enquanto tinha 4 filhos para educar, alimentar... se livrou do problema e manteve a dignidade, seguiu trabalhando... amando, educando, se esforçando para deixar para o mundo pessoas decentes. fez e faz o possível!
Nunca me ensinou a acreditar em contos de fada, se eu sou dada aos meus romantismos, aos devaneios cor de rosa , e sapatos de princesa, trouxe isso na minha alma de outras vidas, não veio dela... ela me ensinou a ser forte, a lutar, estudar, a ser INDEPENDENTE, lia muito para mim quando eu era pequena, isso sim veio dela,meu amor pela literatura ! Ela sempre gostou de ler, me disse que na casa simples , sem luz lá na roça, ela lia sob luz de lampião, um dia ele caiu sobre ela, e ela guarda a cicatriz  da queimadura na pele até hoje.. e para mim é a tatuagem mais linda!
Minha mãe odeia me ver chorando, me lamentando, reclamando de gordurinhas, e de cabelo ruim, ela sempre teve boa autoestima e nunca deixou ninguém tirar  isso dela, é uma mulher linda do alto dos seus 62 anos,,,não me deixa sair para trabalhar sem um batonzinho nos lábios, ela diz "Minha filha eu trabalhava na limpeza e trabalhava de cabelo penteadinho, lápis nos olhos, batom e sorriso nos lábios. A minha mãe tem orgulho de ter" filha professora", se ! ao invés de dizer que eu deveria "ter feito engenharia"...rs
Sou ligada nela até hoje, vejo todo dia, ligo todo dia, até quando eu vou viajar eu aviso que estou indo viajar, dou os números de onde estou e digo com quem estou.... chamo de mamãe, sou carinhosa com ela e ela me retribui...
Ela nunca se aprofundou  em questões políticas, nem sobre questões raciais,  mas sempre foi SÁBIA , sempre nos deixou impecavelmente arrumados, roupas limpas, cabelos trançados, e nos mandava ser educados com todos, ( se não fossemos a espada de São jorge comia ) pois como eramos negros sempre iriam reparar nossos desalinhos e falta de educação primeiro, sempre nos disse que como negros tinhamos obrigação de estar sempre na frente !!!! hoje em dia todas as vezes que arrumo meu filho para a escola, ou para sair sem mim, percebo o mesmo zelo, e passo as mesmas recomendações, mesmo ele sendo branquinho !
 "Quando meu marido se foi, ao invés dela se apropriar do meu filho e me deixar chorando dias sem fim, ela simplesmente colocava meu filho ao meu lado, para eu trocar, dar banho, fazer parar de chorar... sempre me dizia Reage, Reage pelo seu filho! e  isso fez com que eu não me enterrasse  com meu marido, me fez  sou mais forte!
 Sou uma mãe que se esforça também para deixar para o mundo um cara legal, digno, justo, de caráter e com amor no coração...depois da negociação dele hoje para passar o dia com a avó, que com certeza vai sentir mais do que nunca falta da "metade arrancada dela"  , (parafraseando Chico Buarque), percebo que estou no caminho certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário